Skip to main content

Resenha do livro Baudolino de Umberto Eco

Avalie este post

Baudolino foi o primeiro livro que li de Umberto Eco, é um livro muito interessante, dá para perceber que foi escrito por uma pessoa muito inteligente e com uma bagagem cultural bem grande.

Li este livro muitos anos atrás, então a memória não está muito fresca na minha memória. Foi a partir dele que consegui ler livros maiores. A história é tão cativante que nem dá desânimo por ele ser de um tamanho maior. O livro é ambientado na Idade Média e conta a história de Baudolino, um jovem viajante que desbrava o mundo por terras desconhecidas e povos com culturas totalmente diferentes. No primeiro capítulo tem uma parte que é escrito em português antigo, achei muito interessante, até para ver a evolução da língua.

Eu gostei deste estilo narrativo de Umberto Eco, pois parece que está conversando com alguém. A linguagem dele é na medida, não é muito simplificado, mas não é complexo demais. Senti uma preocupação com os leitores, sinceramente foi um dos livros mais “inteligentes” que já tive contato.

O livro é baseado nas lendas que se havia sobre o cristianismo na idade média. A saga é em busca do Santo Graal, mesmo quem não gosta muito de histórias cristãs, o livro ainda assim continua acessível a todo tipo de público, pois a história é rica e há vários elementos que aguça a curiosidade.

Baudolino é muito bom em mentiras, e por causa disso sua vida vai ter uma reviravolta, suas doces (perigosas) palavras adoça o coração do Fredrico I. Este rei deu uma ótima educação para o garoto, mas Baudolino se apaixonou pela mulher do Fredrico! A partir daí que começa a aventura, pois ele sai do lugar onde vivia para fugir desse amor e encontra amigos durante a jornada. A partir daí começa as fortes emoções do livro.

Ramon Cristian

Estudo Ciências Econômicas na UFES. Sou apaixonado pela cultura asiática. Pretendo ensinar, mas sem deixar o espírito empreendedor de lado. Quero me especializar na área financeira ou desenvolvimento econômico. Sou fascinado por todos os temas que mostram a expressão humana, como arte, literatura, cultura e moda.