Skip to main content

Resenha do livro Apresentação à Economia de Robson Grassi

Avalie este post

Quando entrei na graduação de Ciências Econômicas, quem deu aula para a minha turma de introdução à economia foi o professor Robson Grassi. Ele tinha escrito um livro! Na universidade se encontram professores que possuem livros próprios, acho isso bem legal. Mas pode ser um pouquinho chato, quando a pessoa fica falando de suas obras por grande período de tempo.

O livro dele é bem simples, didático e prático. Eu comprei para ir estudando para as provas e no conteúdo há fórmulas que acredito que posso usar para a minha vida inteira. Mesmo se a pessoa não estudar economia, acredito que uns conceitos básicos devem ser aprendidos. Como calcular PPC (poder de paridade de compra), saber a diferença de preços nominais e reais, fazer correção de preços e etc.

A crítica que faço é com os exercícios, parece que teve um erro de impressão e parte das respostas dos exercícios veio cortado, mas nada muito grave que atrapalhe a compreensão.

Professor Robson Grassi não é muito de enrolar, se ele tem algo para falar e dizer, ele vai direto ao assunto. Eu gosto disso, pois tem professor que é meio enigmático e quer saber o que pensamos antes do assunto antes dele falar o quer, não que isso seja ruim, mas é bom o equilíbrio de personalidades entre os professores, para não ficar uma coisa muito monótona.

O Lattes do professor (é tipo o curriculum vitae dos professores): Clique aqui

O livro para leigos em Economia: Adufes

Para você que não sabe nada de Economia e quer começar do zero, eu recomendo o livro dele. Acredito que a principal tarefa quando se começa a estudar qualquer coisa é fazer muitos exercícios. Para se tornar um expert em finança treine bastante. Faça planilhas de gastos, é importante fazer uma série histórica dos nossos gastos para que tenhamos noção do nosso padrão de vida.

 

Ramon Cristian

Estudo Ciências Econômicas na UFES. Sou apaixonado pela cultura asiática. Pretendo ensinar, mas sem deixar o espírito empreendedor de lado. Quero me especializar na área financeira ou desenvolvimento econômico. Sou fascinado por todos os temas que mostram a expressão humana, como arte, literatura, cultura e moda.