Ramon Cristian fala sobre introdução à economia

Resenha do livro Apresentação à Economia de Robson Grassi

Quando entrei na graduação de Ciências Econômicas, quem deu aula para a minha turma de introdução à economia foi o professor Robson Grassi. Ele tinha escrito um livro! Na universidade se encontram professores que possuem livros próprios, acho isso bem legal. Mas pode ser um pouquinho chato, quando a pessoa fica falando de suas obras por grande período de tempo.

O livro dele é bem simples, didático e prático. Eu comprei para ir estudando para as provas e no conteúdo há fórmulas que acredito que posso usar para a minha vida inteira. Mesmo se a pessoa não estudar economia, acredito que uns conceitos básicos devem ser aprendidos. Como calcular PPC (poder de paridade de compra), saber a diferença de preços nominais e reais, fazer correção de preços e etc.

A crítica que faço é com os exercícios, parece que teve um erro de impressão e parte das respostas dos exercícios veio cortado, mas nada muito grave que atrapalhe a compreensão.

Professor Robson Grassi não é muito de enrolar, se ele tem algo para falar e dizer, ele vai direto ao assunto. Eu gosto disso, pois tem professor que é meio enigmático e quer saber o que pensamos antes do assunto antes dele falar o quer, não que isso seja ruim, mas é bom o equilíbrio de personalidades entre os professores, para não ficar uma coisa muito monótona.

O Lattes do professor (é tipo o curriculum vitae dos professores): Clique aqui

O livro para leigos em Economia: Adufes

Para você que não sabe nada de Economia e quer começar do zero, eu recomendo o livro dele. Acredito que a principal tarefa quando se começa a estudar qualquer coisa é fazer muitos exercícios. Para se tornar um expert em finança treine bastante. Faça planilhas de gastos, é importante fazer uma série histórica dos nossos gastos para que tenhamos noção do nosso padrão de vida.

 

(Visited 66 times, 1 visits today)

Ramon Cristian

Doramaníaco, J-rocker, geek, otaku, fã de cultura asiática e gosto muito de aprender idiomas.