Skip to main content

Passando por processos seletivos

Avalie este post

Maio de 2016 – Como é o processo seletivo da Wizard

Estou estudando no período da manhã e da tarde, como reprovei em Matemática B, peguei matérias no turno vespertino para ir adiantando o curso. Me inscrevi em várias vagas em sites de empregos, mesmo nesse período bem puxado de graduação. Por causa dessa crise, não pensei que ia ser chamado para nada agora, mas fui selecionado para o processo de seleção da Wizard. Mesmo que eu não passasse, gostaria de saber como era um processo seletivo de uma empresa privada, pois a única experiência que eu tive foi quando fiz uma prova e entrevista para estagiar no INSS. Na AIESEC o modelo é totalmente diferente, para entrar tem que focar em disciplina de horários e tem vários testes online que tem que fazer para ver qual é seu perfil e que equipe o candidato se encaixa mais.

O processo da Wizard me pareceu bem tradicional, primeiro a moça do RH falou sobre a empresa, os valores de remuneração e horários. Cheguei bem cedo, tinha muito medo de perder os horários. Tinha vaga para estágio em Marketing e Recepção. As pessoas que estavam na sala que viram que o perfil não se encaixava, foram se retirando. No primeiro dia depois da apresentação, foi a vez de fazer uma entrevista individual. Tinha duas funcionárias da empresa que me entrevistaram, nesse momento falei das minhas experiências. Eles falaram que iam ligar para a segunda etapa.

Depois de uns trinta minutos, me ligaram da empresa falando que passei para a segunda etapa, tinha acabado de entrar no ônibus. A Wizard central do estado do Espírito Santo fica no bairro de Laranjeiras na Serra, e eu moro em Vitória. No segundo dia teve uma dinâmica em grupo, tinha que sentar em dupla e trio, ir conversando e depois apresentar a outra pessoa. Depois preenchemos uma ficha e fomos encaminhados para a diretoria. A diretora foi fazendo algumas perguntas. Um pouco mais tarde nesse dia me mandaram um e-mail falando que fui aprovado para a terceira etapa.

Na terceira etapa, foi testado a Arielly (acho que escreve assim) e eu. Tivemos que fazer umas ligações para alunos que faltaram as aulas, aprender a mexer nos sistemas e digitamos dois textos. Fiz umas coisas erradas, mas nada muito grave. Vamos ver qual que vai ser o resultado. Eles deram o prazo de três dias para mandar o resultado. São quatro vagas e no final ficou concorrendo quatro pessoas. Espero que dê tudo certo. Se passar converso com as professoras que tenho aula a tarde se elas podem me liberar mais cedo. Se não passar vou adiantando a graduação.

Processo seletivo da Wizard e do PET

Agora que já adiantei algumas matérias na universidade, próximo semestre já quero arrumar alguma coisa. Minha mãe me ajudou muito neste período de um ano e meio que estou na graduação. Busquei estágios, mas as matérias que eu fazia estavam ocupando meu horário. Infelizmente não passei na Wizard, a responsável do RH foi muito atenciosa. Ela falou que se passasse teria que fazer uma semana de treinamento, falei que não podia em dois dias, tinha duas matérias a tarde que teria que frequentar. Neste ponto eles (da Wizard) foram bastante inflexíveis, se não passei, talvez porque não era para ser. Não queria faltar nas aulas, pois como as iniciei, tenho que terminá-las, então meu coeficiente de rendimento ia cair muito. Também me inscrevi no PET (Programa de Educação Tutorial) da Economia na UFES, mas tinha quase certeza que não iria passar, fiz mais como um teste. Minha nota em matemática está péssima e estava competindo com um menino da minha sala muito inteligente e os calouros não os conheço, mas as notas deles foram super melhores do que o pessoal da minha turma, eles tiveram a sorte de pegarem professores mais tranquilos. Na entrevista os professores perguntaram o que mais gostava, fui sincero e falei do que realmente gosto: anime, dramas coreanos e estas coisas. Eles estranharam e falaram se realmente eu ficaria (no PET) se tivesse uma oportunidade de sair, falei que ficaria. Sim, ficaria, mas eles não acreditaram muito em mim. É ruim quando não acreditam na suas palavras.

Agora me inscrevi no programa de bolsa da UFES e também no programa de estágio. O resultado desses processos seletivos saem em poucos dias, agora é só aguardar. Estou tentando controlar a ansiedade, é chato criar expectativas e a realidade ser diferente. Se não consegui nada, vou buscar um emprego que encaixe com meu horário, tenho que fazer isso antes de começar o semestre. A universidade está sofrendo cortes e não sei se meu auxílio estudantil vai ser renovado. Agora é esperar e ver o que vai acontecer nos próximos dias e como vai se dar o processo da minha vida daqui alguns meses. 

Março de 2017 – Processo seletivo do Banestes para estágio em Economia

No começo do ano me inscrevi em alguns estágios. Fiz inscrição em uma startup, no banco Santander e no banco do Espírito Santo. Tive o currículo selecionado no Banco do Espírito Santo. 

banestes processo seletivo Ramon Cristian - Passando por processos seletivos

Encontrei várias pessoas da universidade lá. Acredito que 60% dos concorrentes eram da UFES e uns 40% da FUCAPE. No Espírito Santo só possui estas instituições que tem o curso de Economia presencial. É meio surpreendente isso, é duas turmas de economia por semestre em um estado inteiro!

No processo seletivo acredito que deveria ter umas 40 pessoas. Tive que levar documento com foto, caneta para realizar a prova e histórico escolar. 

Cada concorrente ficou uma cadeira distante um do outro na hora de realizar a prova. Quando deu o horário realizamos o teste. Eram umas questões muito fáceis de Excel básico e grafia de português. Fiquei em dúvida em duas questões. Uma tinha que completar a frase com eminente ou iminente, acabei completando errado. E a outra se era meio-dia e meio ou meio-dia e meia, esta questão acertei. 

Depois desse teste percebi que tenho que começar a ler mais. Português é uma área de conhecimento que sempre tem que estar em treinamento. Na escola aprendemos muitas regras, mas com o passar dos anos, algumas informações vão se perdendo na mente. 

Muitas vezes fico acomodado. Pelos dispositivos eletrônicos possuírem corretor automático, nem tenho um esforço muito grande para pesquisar como se escreve algumas palavras. 

E para finalizar, teria que fazer uma pequena redação de 15 linhas. O tema era o que eu achava da taxa de juros do Brasil. Eu lembrei do que um professor (Vinícius Vieira Pereira) falou na apresentação de um grupo de conjuntura econômica. Ele disse que o dinheiro é uma mercadoria que se compra por 15 (referente a taxa de Selic que por muito tempo está acima de dois dígitos) e vende por 500 (Taxa de cheque especial, cartão de crédito no rotativo e etc). Escrevi sobre a falta de educação financeira das pessoas (que aceitam pagar um preço de juros muito alto e não questionam sobre isso) e há uma teoria em economia que diz que, se oferecer muito crédito, pode ocorrer uma elevação da inflação (gerando outro problema). 

Agora é esperar sair o resultado. Pelo que percebi, os recrutadores gostam mais de ver habilidades básicas dos participantes.

Maio de 2017 – Iniciando um novo estágio – Serra Ambiental: Filial da Aegea

Depois de muito esforço e tentativas consegui um estágio. Já faz algum tempo que estava procurando algo para poder aumentar a minha renda e ter independência. Eu passei por processo seletivo na Wizard e Banestes, mas não fui selecionado. Tinha conseguido vaga nos Jovens Valores (programa de estágio do governo do Espírito Santo), mas a universidade não iria liberar, pois daria conflito de horário com uma disciplina. 

Um rapaz da minha sala e outras pessoas estavam concorrendo comigo. Espero que este rapaz que estuda comigo consiga um estágio em breve. 

Fiquei muito feliz por ter sido selecionado para ser monitor de Contabilidade Social, mas preciso de mais dinheiro, pois necessito de uma renda maior para não depender mais da minha mãe. Como meu contrato estava acabando, queria negociar com a professora, mandei um e-mail para ver se ela deixaria ajudar os alunos de maneira remota, ela negou. Então cancelei o contrato e vou receber apenas da empresa. 

Da UFES até a Serra Ambiental é aproximadamente 40 minutos. Meu horário seria de 12:00 às 18:00, conversei com meu supervisor direto, ele deixou eu fazer o horário de 12:30 às 18:30, desse modo vou conseguir almoçar no RU (restaurante universitário) sem maiores problemas. A noite posso comer um lanche antes de deitar. 

A empresa é muito bem localizada, fica no centro no bairro Laranjeiras-Serra em um prédio comercial bem estruturado. É preciso de um cadastro para ter acesso aos elevadores. Tem que passar a digital para girar a roleta e pegar o elevador. Para entrar dentro da empresa tem que ter um crachá. Ainda vão disponibilizar para mim o crachá, um login no computador e a senha para usar a impressora. 

Vou ficar no setor de planejamentos e fazer cálculos de alguns indicadores que são importantes para a avaliação da empresa, isso define a remuneração que a Serra Ambiental vai receber.

Serei o quarto membro da equipe, espero que dê tudo certo e que seja uma experiência boa. 

 

Ramon Cristian

Estudo Ciências Econômicas na UFES. Sou apaixonado pela cultura asiática. Pretendo ensinar, mas sem deixar o espírito empreendedor de lado. Quero me especializar na área financeira ou desenvolvimento econômico. Sou fascinado por todos os temas que mostram a expressão humana, como arte, literatura, cultura e moda.