Skip to main content

O poder do agora – Vencendo a procrastinação

Avalie este post

Aprendi um método muito interessante para vencer a procrastinação. Para manter o foco e conquistar metas aprendi o poder do agora. 

Por muitos anos absorvi esta cultura de deixar para depois. Isso me prejudicou e me prejudica em muitas áreas. Muitas vezes tive que fazer as coisas de qualquer jeito para entregar no prazo. Já aconteceu de eu ficar noites sem dormir para estudar para um prova sendo que poderia ter estudado o conteúdo durante o mês. 

O poder do agora é maravilhoso, visualizo mentalmente que agora estou impedido de fazer atividades que suga a minha produtividade durante o dia. Algumas atividades geram muita ansiedade para mim, um exemplo disso é olhar dados. Seja do número de visualizações desse site, até assuntos relacionados a matérias da universidade. Antes era fissurado em ficar olhando taxa de câmbio, sentia que era uma obrigação um estudante de Economia saber a conversão das moedas cotidianamente. Outro vício que tenho é ficar olhando e-mails e ver as últimas notícias do dia. Vi que estou fazendo muito esforço para tarefas que não acrescentam muita coisa na minha rotina. Já fiquei muito estressado por situações que acontecem no mundo, mas é desnecessário ficar assim, pois muitos assuntos estão fora do meu poder de controle. 

Estou me desligando de vários hábitos, deixei a mentalidade do depois e digo para mim mesmo que é agora que devo fazer o que tenho que fazer. Minha missão é deixar de ficar olhando dados quando não preciso deles, desligar de redes sociais (ficar olhando postagens de rede social não me dá uma sensação boa, muita gente despeja sua maldade e frustrações na internet, é melhor evitar este tipo de gente), evitar ver comentários de vídeos que assisto (a maioria dos comentários são esdrúxulos e não tem nada para acrescentar), não ver notícias quando não preciso delas (melhor ler um livro) e olhar e-mail uma vez por dia. 

Combatendo os inimigos estarei mais firme e mais forte para aprender mandarim, fortalecer minha leitura em economia e terei uma visão mais clara das atividades que tenho que cumprir. 

Ramon Cristian

Estudo Ciências Econômicas na UFES. Sou apaixonado pela cultura asiática. Pretendo ensinar, mas sem deixar o espírito empreendedor de lado. Quero me especializar na área financeira ou desenvolvimento econômico. Sou fascinado por todos os temas que mostram a expressão humana, como arte, literatura, cultura e moda.