Skip to main content

O maior vício dos brasileiros – A exaltação do açúcar

Avalie este post

vício em açúcar Ramon Cristian - O maior vício dos brasileiros - A exaltação do açúcar

Vendo alguns vídeos no Youtube sobre espiritualidade e coaching fez com que abrisse na minha mente novas percepções. Desde que comecei a estagiar no INSS e me preocupar com futuro profissional, senti que estava descendo ladeira abaixo. Fui inundado com preocupação e aos decorrer dos anos senti que minha produtividade caiu muito e nesse momento sinto muita fraqueza. 

É importante vencer a procrastinação para ter uma melhor qualidade de vida e assim gerar menos ansiedade. Alguns hábitos me deixavam em um estado energético melhor, com o tempo fui mudando e  estas mudanças me deixavam pior. Agora tenho melhor consciência do que está acontecendo com meu corpo. 

Eu não tinha nenhuma ansiedade com nada, dormia muito bem e comia bem. Com o tempo, a minha ansiedade está em níveis bem elevados (principalmente por causa da incerteza do futuro), meu sono está totalmente desregulado, ainda estou trabalhando nisso e comecei a comer menos coisas saudáveis. 

Vi que o açúcar nos deixa em estado letárgico, ao longo prazo isso pode gerar fraqueza e estado de sonolência. Eu estou exatamente nesse estado. Parei para pensar e vi que comecei a me sentir mais fraco no momento que comecei a comer menos frutas, legumes e verduras. Na cidade que morava anteriormente (Montanha-ES) comprar verduras e frutas é muito caro, minha mãe começou a adquirir em menor quantidade esses alimentos. Começamos a comer mais coisas industrializadas e mais carboidrato. Nessa época vi que meu corpo não estava como antes, mas não tinha conseguido associar as coisas, nesse mesmo período meu irmão engordou muito (o corpo dele reagiu de outra maneira, quando ele era menor, a alimentação dele era melhor que a minha). Mesmo morando em uma cidade onde predomina as zonas rurais, não havia produção de alimentos, apenas de gado. 

Depois que vi morar na capital (Vitória-ES) ainda continuei com esse hábito de comer mais alimentos industrializados, cheio de açúcar e sódio. Tinha muito medo de comprar alimentos frescos e estes estragarem. Agora vou fazer um planejamento para poder voltar para uma alimentação mais saudável. Espero que tenha bons resultados essa nova fase. 

Por uma herança histórica, os brasileiros em geral consomem muito açúcar. Na nossa sociedade temos um vício invisível que não vemos. É importante nos conscientizar disso, para poder refletir, pensar em mudanças e ter novos hábitos alimentares. 

Ramon Cristian

Estudo Ciências Econômicas na UFES. Sou apaixonado pela cultura asiática. Pretendo ensinar, mas sem deixar o espírito empreendedor de lado. Quero me especializar na área financeira ou desenvolvimento econômico. Sou fascinado por todos os temas que mostram a expressão humana, como arte, literatura, cultura e moda.