Skip to main content

Estando por dentro da cultura chinesa

Avalie este post

Um dos meus objetivos para o próximo ano é estudar mais mandarim. É interessante saber a cultura do(s) país(es) que possuem a língua que pretendemos ser fluentes. Não tem muito material de português para mandarim. Saber um pouco de inglês ajuda no processo de aprendizado de outros idiomas, principalmente os que não são da Europa Ocidental. É interessante fazer um mergulho cultural. Por agora estou tentando absorver os padrões chineses de comunicação via internet. Infelizmente não estou com um celular bom, então não tenho como usar o smartphone e baixar tudo aquilo que seria interessante. Quando adquirir um aparelho melhor, vou ter acesso a mais conteúdos. Os aplicativos mais usados pelos chineses são o QQ, Weibo [微博] e Weixin [微信] (Wechat).

Pelo navegador podemos ter acesso ao Youku [优酷]. Na China vários sites são bloqueados, então eles têm uma versão dos próprios sites. Para assistir alguns filmes chineses, eu acesso uma extensão no Google Chrome que se chama Unblock Youku. Algumas vídeos não abrem e outros ficam lentos. Filmes de produção chinesas são mais tranquilos para abrir. Para quem não tem muita paciência para ficar fazendo configurações no navegador, há alguns canais no Youtube, principalmente de Taiwan. O mandarim de Taiwan pode ser um pouco diferente para quem foca na China continental (Principal o norte, onde fica Beijing e Shangai). 

Acho interessante navegar em alguns sites como o Taobao e o Tmall. Fiz até uma conta no Taobao com a esperança de substituir o Aliexpress. Mas a maioria dos vendedores do Taobao não envia para o Brasil. E no Taobao internacional até o momento (nós que moramos no Brasil) não fomos contemplados. 

Agora estou querendo ouvir e descobrir músicas chinesas novas. Só conhecia as músicas de kpop com versão em chinês, descobri uns canais com algumas músicas mais tradicionais. Mas de fato, não sei qual é o gosto musical dos chineses. 

AOA – Banda Coreana com a música Heart Attack na versão chinesa

Música Tradicional que gosto muito: Fading like a flower

Esta música é linda!

Espero que nos próximos anos eu possa aprenda mais sobre a China e a sua cultura. E se for a vontade de um ser superior de eu ir para lá, acredito que pode ser uma experiência incrível. 

Ramon Cristian

Estudo Ciências Econômicas na UFES. Sou apaixonado pela cultura asiática. Pretendo ensinar, mas sem deixar o espírito empreendedor de lado. Quero me especializar na área financeira ou desenvolvimento econômico. Sou fascinado por todos os temas que mostram a expressão humana, como arte, literatura, cultura e moda.