Skip to main content

Como passar no Enem e fazer uma boa redação

Avalie este post

Estas técnicas funcionaram para mim e acredito que possa te ajudar. Fiz o ENEM três vezes. Uma no segundo ano do ensino médio paras treinar, no terceiro ano que foi que de fato ia mudar minha vida. Depois já na graduação, fiz a prova de novo para testar. Esta última prova todo conteúdo tinha dissipado da minha mente, mas mesmo assim consegui nota para uma universidade federal. ENEM é estudo, mas também é técnica. 

Usei as técnicas dessa coleção, nesse site eles compartilham o link:

Coleção Passe Fácil no Enem

O que é necessário ao fazer a prova:

1- Tenha calma, isso pode parecer difícil. Tente esvaziar a mente e não pensar muito sobre o futuro. Anote o que deseja e deixa guardado. Apenas foque em fazer a prova e não pense nas consequências. Fique focado no conteúdo. 

2- Controle com a alimentação. Tente não ingerir muito líquido, toma sua água ou suco na medida certa. A vontade de ir no banheiro pode te desconcentrar. Também tente ir de barriga cheia para não sentir fome na hora da prova e assim gastar menos tempo comendo. 

3- Leve pelo menos umas três canetas. Não corra o risco, se uma caneta falhar, vai ter “munição” de reserva para usar.

4- Nunca leia o texto primeiro. Primeiro leia o enunciado, as vezes nem precisa ler o texto, tem questões que é preciso apenas “garimpar” em um trecho específico do texto e também pode ter a possibilidade de ler tudo. Quanto mais domínio tem dos assuntos, menos vai precisar ler e mais rápido se faz as questões. 

5- No segundo dia faça primeiro a redação, pois o peso dessa na nota final vai ser muito grande. Pesquise na internet como se estrutura uma redação. Tenha um modelo pré-pronto de escrita, para não perder tempo. 

6- Seja realista. Pesquise as notas de corte dos cursos e jogue a sua nota para aquilo que tem chance de passar. Se não conseguir o curso que deseja, tente buscar um similar. Dentro da universidade tente cortar as matérias e faça o ENEM de novo no próximo ano. Assim não se perde tempo e dá para adiantar parte da graduação. 

 

Ramon Cristian

Estudo Ciências Econômicas na UFES. Sou apaixonado pela cultura asiática. Pretendo ensinar, mas sem deixar o espírito empreendedor de lado. Quero me especializar na área financeira ou desenvolvimento econômico. Sou fascinado por todos os temas que mostram a expressão humana, como arte, literatura, cultura e moda.