Skip to main content

Como ler livros grandes

Avalie este post

Muitos dos meus amigos e familiares tem dificuldade de ler e quando é para ler um livro grande ou um texto extenso muitos desistem por acreditarem que não vão conseguir. A leitura é um hábito, e os hábitos vão se construindo aos poucos. Vou mostra as coisas que faço para consegui ler:

1- Leia histórias em quadrinhos. Por trabalhar muito a parte visual, a leitura fica menos cansativa e não é muito penoso. Quando eu era criança, gostava muito de Turma da Mônica. Tem até historinhas sem fala, elas são boas para se familiarizar com os livros. 

2- Livros infato-juvenis. Tem alguns que não são tão pequenos, mas dá para ler em um tempo razoável.  Gostava de livros de mistérios. Tinha uma coleção que amava, Salva-se quem puder, os livros eram bastante visuais e tinha que solucionar os desafios. 

3- Ler artigos e notícias por completo. Principalmente por causa das redes sociais queremos saber tudo com muita pressa e normalmente não lemos uma coluna completa sobre um assunto. Tenta fazer este exercício: Ler uma notícia completa com calma, acredito que isso até ajuda a controlar um pouco a ansiedade. 

4- Fazer uma atividade por vez. No momento da leitura foque apenas naquilo. 

5- Este é um ponto que faz com que muita gente desista de ler. Textos com linguagem de difícil interpretação. Isso atinge principalmente os estudantes. Neste caso, pesquise se o referido livro tem algum material de apoio. Eu faço Economia e nós que fazemos Ciências Econômicas para ter uma boa formação, é interessante ler as obras clássicas. Mas a linguagem de muitos livros são muito difíceis, principalmente quando usam muitos acontecimentos da época e falam de coisas que não existem mais. Alguns livros já tem notas de apoios, isso facilita muito a vida. Tente achar materiais assim. 

6- Quando você tiver que ler aquele material chato, que não aguenta de jeito nenhum. Pense como aquilo vai agregar a sua vida. Que sua formação, diploma, carreira e etc pode ser beneficiado com isso. Isso é um gatilho mental que ajuda a não desistir. 

Ramon Cristian

Estudo Ciências Econômicas na UFES. Sou apaixonado pela cultura asiática. Pretendo ensinar, mas sem deixar o espírito empreendedor de lado. Quero me especializar na área financeira ou desenvolvimento econômico. Sou fascinado por todos os temas que mostram a expressão humana, como arte, literatura, cultura e moda.