Skip to main content

Como é ser o irmão mais velho

Avalie este post

Até certo momento da sua vida, você é filho único e tem toda atenção do mundo. Após alguns anos, você não está mais só, é necessário conviver com irmão(s) e/ou irmã(s). Isso é uma experiência totalmente nova que muda toda a sua rotina. É ainda mais desafiador este nível de parentesco quando esta pessoa que veio ao mundo tem a personalidade totalmente diferente da sua. Com um irmão/irmã se aprende a ser mais solidário, pois uma palavra é usada mais frequentemente: dividir.

Ser o irmão mais velho é ter certo nível de responsabilidade que não se tinha antes. Isso é um pouco chato, principalmente se for culpado de algo que a outra pessoa fez. Meu irmão tem um estilo mais parecido com minha mãe e os dois se dão bem. Eu sou tipo o Lula Molusco da família. Minha mãe é mãe solteira, então senti que tive uma responsabilidade maior em cuidar do meu irmão mais novo.

Eu sou mais calado, não sou fácil em fazer amizades e muito desconfiado com tudo. Já meu irmão é extrovertido, fácil em conhecer pessoas e fala sem parar (isso me irrita). Com o tempo as coisas se tornam mais fáceis. Não é necessário mais ouvir dias e noites de choro e tem como ir mandando a pessoa ir se virar. A partir de certa idade se a/o irmã(o) está com fome, é só falar para ela/ele preparar o lanche que você não é mais obrigado a nada. As coisas melhoraram quando mudamos e tivemos quartos separados. Com cada um no seu quadrado não é mais necessário se estressar com bagunça.

Tirando todas as desvantagens, ter um laço de amizade com meu irmão mostrou que isso é importante. Depois que os pais morrem, uma das pessoas que talvez mais se tem contato são os irmãos.

 

Ramon Cristian

Estudo Ciências Econômicas na UFES. Sou apaixonado pela cultura asiática. Pretendo ensinar, mas sem deixar o espírito empreendedor de lado. Quero me especializar na área financeira ou desenvolvimento econômico. Sou fascinado por todos os temas que mostram a expressão humana, como arte, literatura, cultura e moda.