Skip to main content

Como começar a economizar – Dicas preciosas

Avalie este post

Um hábito com treino se torna rotina. Economizar pode parecer difícil em um primeiro momento, mas a maioria da população pode poupar alguma parte da renda. 

Muitas vezes podemos ter sonhos que parecem ser difíceis de serem alcançados, como uma viagem por exemplo, mas este sonho pode ser realizável se pudermos mudar os nossos hábitos. Vamos vivendo o dia a dia gastando a renda com determinadas coisas (pequenos luxos), não é muito perceptível, mas com o passar do tempo aquele dinheiro pode representar uma grande quantia.  

Uma maneira de não economizar é criar barreiras e desculpas. Devemos deixar a energia de escassez de lado e lutar pela nossa riqueza. Para poder realizar alguns sonhos, alguns sacrifícios são necessários. Tenta cortar algum hábito e guarde este dinheiro que te faz gastar. Um exemplo: se você toma café no terminal de ônibus todos os dias, não fala mais isso.  

Uma coisa que me ajuda a controlar a poupar dinheiro é ter um cofre de barro que não tem saída. Alguns cofres podem ser abertos e reutilizados, para quem tem mais auto-controle, estes estilos podem ser muito bons. Mas quem é mais impulsivo e ansioso como eu, é melhor ter um cofre todo lacrado que só tem como retirar o dinheiro quando quebrado. 

Uma dica para quem vive com os pais. Quando eu era criança tinha o hábito de guardar dinheiro e adorava fazer isso. Toda vez que ganhava dois reais, ia no banco e fazia um depósito (sabia mexer com caixa eletrônico desde muito novo). Algo me desanimava muito, toda vez que tinha certa quantidade de dinheiro e pedia algo para a minha mãe, ela falava “Você tem dinheiro, então compra”. Quando surgia um imprevisto tinha que gastar aquele dinheiro guardado. Se você pode passar por esse problema, junte suas economias, esconde e não fique avisando para o mundo que você está economizando e tem dinheiro disponível. 

Tente visualizar seu sonho e o que você quer conquistar, se imagine no lugar ou com um objeto que você quer. Isso é um exercício muito bom para não desistir de lutar e também ajuda a controlar a impulsividade do desejo momentâneo. 

Ramon Cristian

Estudo Ciências Econômicas na UFES. Sou apaixonado pela cultura asiática. Pretendo ensinar, mas sem deixar o espírito empreendedor de lado. Quero me especializar na área financeira ou desenvolvimento econômico. Sou fascinado por todos os temas que mostram a expressão humana, como arte, literatura, cultura e moda.