Skip to main content

Ambientes liberais e ortodoxos: Como lidar

Avalie este post

Muitos de nós temos que conviver com diferentes tipos de ambiente durante o dia. Às vezes, viemos de família ortodoxas e bem conservadoras, mas quando saímos para o mundo, muitos aspectos parecem liberais e bastante plurais. Nas escolas e no ensino superior são lugares que se encontram variado tipo de gente e com a mentalidade totalmente diferente da educação doméstica.

Quando estamos em um grupo religioso, as lições passadas ali, não são condizentes com a realidade. Às vezes há aquela pressão social para se enturmar, aí vem os valores apitando falando o que é correto em tal visão de mundo.

Para conviver em um ambiente variado, é necessário ter valores e foco, pois então ficará muito fácil se envolver nas coisas. É importante ter um guia para a vida, as interpretações do que é a vida podem ser tão diferentes uma da outras, que entre os vários tipos de crenças, uma pode contradizer a outra. Pode confundir muito a mente da pessoa acreditar em duas crenças que não se encaixam.

Acredito que seja importante ser flexível, não devemos aceitar e acreditar tudo o que outro aceita e acredita. Não é legal ter preconceitos, devemos nos preocupar mais com a nossa vida e menos com as dos outros, pois cada um sabe o que faz  e aonde seus atos podem levar. Não é porque os outros possuem uma ideologia diferente que elas vão ser más e um “mau caminho”, sempre temos o que aprender com quem está a nossa volta. Aprender pode ser uma tarefa sutil, temos que estar atentos para não perder lições importantes.

Respeito é algo essencial, pois sempre vai haver pessoas mais ortodoxas do que nós, principalmente quem tem mais anos e vai haver pessoas mais liberais. O mundo muda e o que está contido nele também. A cultura vai mudando e é algo que podemos ver muito facilmente.

Ramon Cristian

Estudo Ciências Econômicas na UFES. Sou apaixonado pela cultura asiática. Pretendo ensinar, mas sem deixar o espírito empreendedor de lado. Quero me especializar na área financeira ou desenvolvimento econômico. Sou fascinado por todos os temas que mostram a expressão humana, como arte, literatura, cultura e moda.